domingo, 17 de janeiro de 2010

Uma mulher sob influência



Estou com dor de cabeça. Fui assistir a sessão do projeto Um Outro Olhar com a mente limpa, sem saber do que se tratava o filme, enfim, sem esperar nada do mesmo. E saí do Auditório Helio Moreira chocado, estressado. Não estou reclamando, normalmente escolho ver filmes que me façam pensar, que não sejam apenas um vago entretenimento, opção minha.
Fato é que o filme surpreendeu-me. Diversos momentos de intensidade fortíssima contrabalanceados com sutilezas que buscavam leveza, mas todo o drama por trás daquele caos apresentado pelo diretor, não nos permite relaxar. John Cassavetes (aliás, palmas... merece muitas) demonstra um estilo próprio, rico, orgânico, próximo do público, envolve, nos fisga e não conseguimos escapar mais.
Durante o longa torna-se impossível para o público não realizar comparações, não se lembrar de situações vividas por si ou por pessoas próximas.
O filme trata do processo da degradação familiar ou seria de uma família já em ruínas? Um casamento fracassado com forte tendência a tragédia? Ou seria apenas uma crise conjugal que pode ser curada com amor? Oi? Não, isso não! Definitivamente! Não acredito que um casal se encontrando naquela situação, enfim, que possa simplesmente dali brotar uma relação sadia. Não é pessimismo, juro!
Só não concordo com algumas resenhas lidas na internet. “O filme fala do ruir de uma família graças aos problemas psicológicos da Mabel...” Como? Coitadinho do marido não é mesmo? Ahhhh... por favor! Ele é totalmente transtornado! Fez três filhos com a esposa e não dá atenção a mesma, é filho de outra pessoa tão transtornada quanto. Sem se falar num dos momentos que mais me marcaram no filme: aquele pedido desesperado de ajuda da Mabel para seu pai, mas ele não entende. Enfim, não é só isso meus caros críticos de cinema, não é mesmo, que visão simplista.
Resumindo, o filme é tenso.
E os atores esplendidos, todos dentro de seus personagens, formando um círculo, tecendo a trama fio a fio, mas com naturalidade, nada escapa, nada salta a nossos olhos como algo fora da situação, da história, está tudo ali, nu e cru. A maravilhosa Gena Rowlands, atriz principal do filme está soberba! Uma interpretação, eu diria, carnal, inteira, verdadeira. Ela tem todo um trabalho corporal neste filme, dificilmente visto no cinema. Fantástica!
No mais, gostaria de dizer que eu não ia me atrever a escrever sobre este filme tão cedo. Mas vindo para casa de ônibus, fui incentivado por uma situação que presenciei. Uma mulher com seus trinta anos, estava com seus três filhos (mera coincidência) que deveriam ter entre quatro e oito anos. Ela não dava conta. Enquanto um queria pular a roleta de volta, o outro queria subir no banco e colocar a cabeça para fora, e a outra, só sabia correr no corredor do ônibus em movimento, de uma forma frenética. A mãe, sem domínio da situação, só sabia gritar “sai daí fulano, senão eu vou contar tudo pro seu pai!”. Onde está esse pai sábado a noite faltando cinco minutos para a meia-noite?
Enfim, minha imaginação foi longe. Adoro filmes que me fazem refletir sobre a realidade do humano, cresço com eles.
Só me resta dizer que vale muito a pena assistir.

Uma mulher sob influência (A Woman Under the Influence) - EUA/1974
Direção e roteiro: John Cassavetes
Elenco: Gena Rowlands, Peter Falk, Fred Draper, Lady Rowlands, Katherine Cassavetes, Matthew Laborteaux, Matthew Cassel e Christina Grisanti.

Projeto Um Outro Olhar
Data: todos os sábados
Horário: às 20 horas
Local: Auditório Hélio Moreira - Prefeitura Municipal de Maringá
Entrada Franca.

3 comentários:

  1. Oi gostei muito do seu blog, vou seguilo da uma olhadinha no meu to começando pois alguem deletou o meu ...

    ResponderExcluir
  2. =]


    comentarios bem formulados, bem organizados, bem redigidos.
    um abraço, bons filmes!

    ResponderExcluir
  3. Preciso conferir, adorei a abordagem do filme!

    ResponderExcluir